4 dicas para aumentar a competitividade da sua transportadora

4 dicas para aumentar a competitividade da sua transportadora

O cenário de instabilidade financeira tem favorecido ainda mais a competição entre as empresas de transportes. Com tantos players disputando diariamente a mesma oportunidade de negócios, possuir diferenciais é fundamental para reter e conquistar novas contas nessa acirrada e competitiva disputa.

Em quais pontos é preciso focar para se diferenciar nesse mercado?

Descubra a seguir.

1. Priorize a gestão estratégica

Quem trabalha na área de transportes, sabe muito bem que a cadeia envolve custos ocultos e visíveis. Os ocultos podem decorrer de atrasos ou esperas, ineficiência de sistemas, modais não integrados e maus hábitos de gestão (sendo o último ponto, aquele que geralmente leva mais tempo para ser diagnosticado). Já os custos visíveis se referem diretamente às despesas com transporte, armazenagem, administração, estoque, infraestrutura, pessoal, entre outros.

Para que a sua transportadora alcance resultados expressivos, não basta apenas saber lidar com o que está visível. Isso significa ir além do controle e funcionamento de todos os detalhes da operação dos serviços. Quando falamos em gestão estratégica, a transportadora alcança um nível de maturidade no qual possui mais do que uma visão ampla do seu negócio. Ela vai além, identificando pontos de melhorias e novas oportunidades. Em paralelo, se beneficia da tomada de decisões eficiente e com mais agilidade, ponto fundamental para o crescimento sustentável dos negócios.

 

2. Mantenha processos padronizados

Procedimentos que seguem um fluxo pré-determinado, considerando as necessidades específicas da sua empresa e de seus clientes, também são essenciais para o ganho de competitividade. Eles podem ajudar desde o gerenciamento assertivo de um grande volume de solicitações de cotação até a agilidade na emissão de documentos obrigatórios como a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e o MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais).

O objetivo é diminuir as margens de erro e evitar que seus operadores gastem tempo digitando nota por nota, por exemplo, ou percam velocidade na avaliação e resposta.

Como resultados ainda poderão ser observadas melhorias no atendimento e aproximação com o cliente, aumento na produtividade das equipes e ganho de tempo dedicado ao foco da companhia, evitando a preocupação com detalhes que não competem à natureza do seu negócio.
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3. Invista em tecnologia

Para garantir tudo o que foi citado acima, a tecnologia é uma grande aliada. O trabalho conjunto de soluções sistêmicas como os softwares ERP (sistemas integrados de gestão empresarial) e o TMS (sistema de gerenciamento de transporte), são capazes de prover informações imediatas que auxiliam na gestão do processo.

Entre essas opções, a escolha mais inteligente para transportadoras é o TMS, software de gestão criado para atender as necessidades específicas de uma empresa de transportes. Softwares de ERP devem ser totalmente customizados às práticas do transporte de cargas e isso pode determinar uma perda maior de recursos.

As informações geradas pelas soluções tecnológicas permitem melhorias na comunicação, ganhos de escala na operação e automaticidade nos processos fiscais.

 

4. Ofereça excelência no atendimento

Até aqui você pode perceber que os processos se complementam. Com gestão estratégica, procedimentos padronizados e sistemas capazes é possível chegar à excelência no atendimento, fator crucial para destacar-se em um mercado cada vez mais competitivo.

Para potencializar ainda mais a relação da sua transportadora com o seu cliente, você pode avaliar os benefícios do investimento em um portal online onde as informações do pedido, cotação e localização de cargas e faturas são facilmente identificadas. Assim como um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), com sistema de atendimento personalizado.

Os momentos de crise certamente são oportunidades de mudança. Manter a sua empresa rentável, competitiva, reter clientes e impulsionar novos negócios nesse cenário é um esforço que depende de planejamento, estratégias, análises e coragem para assumir erros e experimentar o novo.

Se você deseja executar essa tarefa, tenha cautela e conte sempre que possível com o apoio de empresas preparadas para ajudá-lo nessa caminhada.Gestao de Transportes

BK

AK

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