Quando assumimos uma grande responsabilidade, apesar de parecer desafiante, animador, pode gerar certa expectativa. Um relacionamento, por exemplo, pode ser que venha com alegria, mas junto com uma dose de preocupação e ansiedade. Mas será que podemos projetar esse mesmo sentimento para nossa vida profissional?
É notável como o mundo corporativo está mais adaptado, mas é fato que antes de conduzir qualquer ideia, é importante que todos respeitem os processos internos e as regras de mercado. O comprometimento, disponibilidade, planejamento e o engajamento são essenciais, quando assumimos uma grande responsabilidade. Isso permite o controle da ansiedade e envolvimento mais próximo com o cliente.
Quando o cliente não tem razão, cabe a nós orientarmos o melhor caminho. O importante neste processo é nos anteciparmos, conhecendo a priori suas necessidades e sem pré-julgamento. Feito isso, é possível que eles se tornem os maiores apoiadores do seu negócio e seu maior propagandista.
Philip Kotler, o papa do Marketing, nos ensina que em um relacionamento 3.0 “Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.” Mas e os clientes internos? Esse caso de amor teria a mesma intensidade?
A incansável busca em construir uma empresa produtiva nos faz atropelar alguns processos básicos de gestão corporativa, como por exemplo, cobrar sem monitorar. Quando apertamos esse botão, ligamos o automático, estamos arriscando a nossa confiança com a equipe. Então voltamos mais uma vez ao papa do Marketing, Philip Kotler, “Quando implementa uma estratégia, a empresa precisa acompanhar os resultados e monitorar os novos acontecimentos nos ambientes internos e externos”.
Controle é tudo, mas controle sem monitoramento é nada. É cair no vazio.
A acessibilidade dos gestores torna os processos da empresa, mais eficientes. Um bom gestor deve moldar sua equipe com o seu exemplo, treinando-os recorrentemente, seja na forma de gerir ou operar, sempre explicando o porquê, a necessidade preenchida e o valor das ações.
“Nossa luta não é ser melhor no Brasil, é ser melhor no cliente” diz Osmar, Diretor de Relacionamento da ESL.
Nós da ESL Softwares Logísticos, prezamos pela confiança mútua, chegar a um consenso é o mínimo que oferecemos, temos uma equipe bem engajada, um processo bem estruturado e uma comunicação eficaz e transparente. Nosso intuito é proporcionar sempre a melhor experiência, escolhendo as palavras certas, fazendo com que nossos clientes se sintam únicos e constantemente desejados.
Um relacionamento é uma opção de vida, hoje o conceito das organizações é com base nos valores humanos, o que antes se objetivava em apenas satisfazer e reter clientes, hoje se objetiva em fazer um mundo melhor.
ótimo artigo, simplesmente amei o contéudo!!! Muito Obrigada!!!
Um relacionamento sempre tem o lado bom e o lado ruim, mas é necessário sempre haver apoio e compreensão em ambos os lados! ótimo artigo!
Esse tipo de visão realmente faz a gente olhar as coisas com outra perspectiva.