Gerenciar de forma eficiente as demandas de uma transportadora é um trabalho complexo e que exige muita organização. Quando o volume dos pedidos aumenta, a capacidade de lidar com um número maior de informações deve crescer proporcionalmente. Mas, nem sempre, os controles manuais, o uso de planilhas e de sistemas que não estejam integrados são suficientes para suportar os processos.
Quando é a hora de avaliar a mudança de um sistema de gestão de transporte?
De acordo com especialistas da IDC Brasil, empresa líder em inteligência de mercado em tecnologia, este ano as organizações têm priorizado projetos de otimização e direcionado os seus esforços para iniciativas que tragam mais produtividade e redução de custos para o negócio.
Na área de transportes, por exemplo, o aumento das demandas é uma variável extremamente importante para a tomada de decisões sobre os sistemas de gestão das empresas. O conceito pode parecer básico, mas grande parte das companhias não programa a sua estrutura para o crescimento do número de serviços, expansão geográfica, suporte à evolução dos aplicativos ou até mesmo para as complexidades futuras que podem surgir nas operações.
Se existe uma previsão de crescimento é necessário ficar atento ao volume de pedidos que a sua transportadora é capaz de atender. E não são apenas elementos da estrutura física que devem ser considerados, mas também o volume da dados que serão manipulados durante o atendimento dos novos pedidos.
Qual deve ser o primeiro passo para equilibrar a estrutura da transportadora ao volume de pedidos?
Toda transportadora deve contar com ferramentas que consigam antecipar as demandas com certa precisão.
Sistemas especialistas como o TMS (Transportation Management System) são ideais para controlar toda a operação e gerenciar a cadeia de transportes, permitindo uma visão integrada dos processos e o consequente apoio ao aumento do volume de serviços.
Entre as funcionalidades do software estão: permitir o olhar completo sobre todos os processos que compõem a cadeia de transportes, analisar e aferir o custo da operação, gerir as informações de fretes, analisar as rotas, acompanhar as evoluções de embarque de cada cliente, saber o quanto cada operação está colaborando com os resultados da empresa, entre outras.
O sucesso de uma operação de transportes certamente é fruto da atuação de um bom sistema de informação na retaguarda.
Quanto mais customizado à realidade da transportadora, maior será o controle sobre toda a cadeia com o TMS. Para isso, uma implementação bem conduzida, com equipe especializada e ferramentas que considerem a previsão de cenários trazem benefícios diretos para os resultados financeiros, além de melhorias na utilização dos ativos da sua transportadora.
Hoje em dia, o mercado de TI tornou-se bem flexível e oferece pacotes de diversos tamanhos e orçamentos. Para não errar na escolha e na consultoria do serviço, selecione o seu parceiro utilizando os critérios acima.
A tarefa de indicar a melhor solução para atender as demandas do seu negócio, garantindo o desempenho operacional esperado pela sua transportadora, não é tão simples e exige experiência e conhecimento.
3 Comentários